A utilização do blog pelas empresas está tornando-se um diferencial competitivo num mercado em que a concorrência investe em tecnologia e em pesquisa em desenvolvimento para buscar a inovação. Poucas empresas já despontaram nesta empreitada e estão dispostas a interagir com seus públicos (interno e externo) para poder ouvir as sugestões e melhorarem seus processos.
O Brasil é o quarto país onde as pessoas mais lêem blogs, há 80% de penetração de redes sociais entre internautas de qualquer idade e já foram registrados mais de 50 milhões de twitters, o potencial deste tipo de canal interativo é grande.
Das 500 melhores empresas da revista americana Fortune a maioria possui blogs. Constam nesta lista: Amazon (http://aws.typepad.com/);GE (http://www.grcblog.com/);Nike (http://blog.nikebasketball.com/);Google (http://googleblog.blogspot.com/) e muitas outras.
Um blog corporativo é publicado por uma organização que queira atingir seus objetivos e metas. Em relação à comunicação externa os potenciais benefícios incluem o fortalecimento do relacionamento com importantes públicos-alvo. Quanto à comunicação interna, os blogs são geralmente uma ferramenta que serve para a colaboração e a gestão do conhecimento.
Como ferramenta de comunicação com o público interno e externo da empresa, os blogs têm demostrado ser uma forma de interação com estes públicos e para as organizações que saíram na frente, os resultados obtidos com o retorno da opinião do público parecem ser bastante favoráveis.
Estes blogs, segundo Cipriani, proporcionam “um poder de comunicação bidirecional instantâneo”. Por ser um canal de comunicação veloz nas interações e com maior valor agregado, Cipriani diz que o blog corporativo:
- É fácil de fazer e manter;
- Custa pouco;
- Possui navegação intuitiva e simples;
- Abre espaço para comentários;
- Disponibliza a troca de links;
- É personalizado;
- Faz parte de um nicho e é especialista;
- Demonstra o conhecimento da sua empresa e
- Permite a criação de uma comunidade.
O boca-a-boca foi amplificado na internet, e se tornou mais confiável. Se um dia foi resultado de marketing, agora é espontâneo via redes através de difusores da marca. Uma das maneiras de conquistar este tipo de internauta é oferecendo conteúdos relevantes, muitas vezes criados coletivamente e realizando promoções de envolvimento e não simplesmente inserindo banners. Ele cita o caso da Pedigree, que realizou uma campanha de adoção pelas redes sociais, criando três personagens caninos – representando três cães reais abandonados – com alta interação com as pessoas e potencial de viralização, em reforço a uma ação publicitária tradicional.
http://www.deloitte.com/assets/Dcom-Brazil/Local%20Assets/Documents/Estudos%20e%20pesquisas/Relatorio_MidiasSociais.pdf
A prestação de serviços é o ponto central da estratégia, porque o consumidor está cada vez mais exigente com a qualidade nos meios digitais, além da preocupação com funcionalidade, usabilidade e performance. Fatores decisivos para o sucesso na criação de uma experiência positiva na relação do consumidor com a marca”.
Alguns blogs corporativos de empresas nacionais:
* Ambev - http://www.skolbeats.com.br/blog/
* Banco ABN Real - http://real.updateordie.com/
* Brastemp - http://youblogladob.wordpress.com/
* Carrefour - http://www.euusoacuca.com.br/
* Claro - http://www.claroblog.com.br/
* Coca Cola - http://www.kuat.com.br/blojsom/blog/kuat/
* Embrapa - http://blog.cnpat.embrapa.br/
* Google Brasil - http://googlebrasilblog.blogspot.com/
* Intel - http://blogs.intel.com/brasildigital/
* LG Brasil - http://bloglge.com.br/
* Locaweb - http://blog.locaweb.com.br/
* Mastercard - http://bloglog.globo.com/naotempreco/
* Microsoft - http://www.comunidadeoffice.com.br/
* Natura - http://www.blogconsultoria.natura.net/
* Nike - http://blog.nikefutebol.com/
* Petrobrás - http://www.blogspetrobras.com.br/
* SAP - http://www.sap.com.br/blog/
* Sun Microsystems - http://blogs.sun.com/TAI/
* Tecnisa - http://www.blogtecnisa.com.br/
* Vale - http://www.vale.com/descobridores/
* Vivo - http://www.vivoblog.com.br/
* Wal-Mart - http://www.mundowalmart.com.br/
Mídias sociais estão se tornando importantes instrumentos estratégicos para as empresas de todos os portes e setores da economia, e adquirindo um papel importante na construção da imagem corporativa. Clientes conectados ganharam mais poder de barganha e agora tomam decisões que incidem na reputação dos fornecedores, influenciando e sendo influenciados por outras pessoas que trafegam no meio online.
Empresas de todos os portes já marcam presença em diversas mídias digitais, que potencializam a produtividade interna, proporcionando a motivação de equipes e também a melhoria no relacionamento operacional com fornecedores, franqueados e outros parceiros de negócio.
Principalmente em empresas globais, a comunicação corporativa deixou de ser o departamento que produz os jornais internos. Trata-se, agora, do compartilhamento dos objetivos estratégicos por entre todas as células do organograma.
Wiki – construção coletiva de conteúdo, hipertexto, aprendizagem coletiva e corporativa, gerência de projetos. Leia mais sobre o assunto em webinsider.
Linked in – relacionamento, networking, fomação de rede, reputação digital.
Yammer – "Twitter corporativo" que tem o objetivo de atender ao público profissional. Com ele a empresa pode criar grupos de usuários para que estes possam trocar informações entre si.
You Tube - influencia canais de TV ao ter quebrado a estética da perfeição ao popularizar vídeos caseiros.
Drknow – uma espécie de orkut corporativo, relacionamento, qualificação de fornecedores, reputação corporativa, mapeamento de redes informais, visibilidade profissional.
A capacidade de mensuração das mídias digitais proporciona criar uma nova inteligência analítica. Neste cenário torna-se imprescindível um novo pensamento estratégico para Internet, que seja eficiente e consistente com a estratégia global de sua empresa. Aliado a isso, as novas tecnologias - Mobile banners, SMS broadcast, TV móvel, publicidade em chip, fundos de tela, torpedos de voz, acelerados por modelos 3G (já são mais de três milhões de unidades no Brasil), são a grande promessa da comunicação. As operadoras possuem cadastros com número superior a 30 milhões de pessoas que já fizeram opt-in, ou seja, autorizaram a interface das empresas com seus aparelhos (“marketing da proximidade”).
"A idéia é dialogar para ouvir, entender e agir."
Fontes:
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