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segunda-feira, fevereiro 22

Como Elaborar um Plano de Negócios


A principal causa da mortalidade das empresas em fase inicial de desenvolvimento tem sido apontada como sendo o mau planejamento ou a ausência de um. 80% das micro e pequenas empresas quebram até o segundo ano, informa uma pesquisa do SEBRAE.
Portanto, o Plano de Negócios (PN) pode ser considerado a principal ferramenta do Gestor Empreendedor. 
PN pode ser definido como um “documento que estrutura as principais idéias e opções que o empreendedor analisará para avaliar a viabilidade da empresa a ser criada”.
Trata-se de prever como a empresa poderá crescer, em quais mercados, com quais produtos, com qual estrutura e com quais recursos.

Um PN costuma ser utilizado para as seguintes finalidades:
    •Testar a vibilidade da idéia de um negócio; 
    Orientar estratégia e operações de um negócio existente; 
    •Atrair recursos financeiros; 
    •Desenvolver a equipe de gestão.
Sobre o Negócio: qual é o negócio, quais produtos e/ou serviços serão oferecidos, para quem, quais as razões que levam a crer que serão procurados, por que as pessoas pagarão por esse serviço ou produto, quais são as oportunidades a explorar e qual o ponto de chegada dentro de 3 a 5 anos? 

Sobre a Gestão: quem vai gerenciar o negócio, que competência e experiência essa(s) pessoa(s) têm, de quantos colaboradores com quais qualificações precisará, quais suas atividades e remuneração e qual será a estrutura organizacional? 

Sobre o Mercado: quantos ou quem são os clientes potenciais, onde eles estão, como você os atrairá, por que eles escolherão você e não o concorrente, quem serão seus parceiros e fornecedores, quem são os concorrentes, quais os fatores do sucesso atual destes concorrentes, qual o seu diferencial competitivo, qual o seu nicho, qual a sua delimitação geográfica, como você vai promover e divulgar seu negócio e como vai distribuir seu produto? 

Sobre as Finanças: fontes do capital, projeção de faturamento, investimentos e despesas para os 2 primeiros anos (trimestral), projeção de fluxo de caixa mensal para o primeiro ano, volume de negócios necessário para alcançar o ponto de equilíbrio ou o resultado operacional positivo, em quanto tempo você espera alcançá-lo, quais as condições para começar a vender e a faturar, quando você espera alcançá-las, valor do capital imobilizado em instalações e equipamentos, lista de fontes financeiras potenciais e garantias de empréstimo?

Mapas: estado atual, cronograma previsto, dificuldades esperadas, suas soluções propostas. 

A dificuldade principal é conseqüência da natureza dos planos de negócio: eles tratam de idéias ainda não realizadas, não podendo, assim, se basear em históricos ou em estatísticas. A solução é obter dados de organizações semelhantes, ou extrapolar a partir de outros dados, onde o desafio é fazer isso de maneira consistente, objetiva e, principalmente, convincente.

1ª etapa: Resumo Executivo

O Resumo Executivo é considerado por muitos a principal parte de um plano de negócios. Neste início será mostrado ao leitor exatamente o que será tratado no plano. Esta seção do documento pode ser utilizada para diversos fins, como: solicitar financiamentos, capital de risco, investimentos governamentais bem como apresentar a empresa para possíveis parceiros e clientes. Por este motivo, é importante ressaltar as perspectivas futuras para a empresa/negócio, as oportunidades identificadas, como o empreendedor irá alcançá-las etc.
Em linhas gerais, este resumo executivo deve conter:
  1. Descrição breve sobre a empresa/negócio,
  2. A história e a motivação para criação da empresa/negócio,
  3. Área de atuação, mercado potencial;
  4. Características únicas (diferencial) do produto/serviço;
  5. Foco e missão.
É recomendável que este ponto do plano de negócios tenha até 2 páginas, com o conteúdo sendo apresentado de forma clara e objetiva, sem muitos detalhes. Faz-se necessário ressaltar, também, que o resumo executivo deve ser o último ponto a se considerar no plano de negócios, uma vez que ele precisará de outras informações contidas no decorrer do documento.

2ª etapa: Definição do Produto/Serviço 

Deve-se relacionar neste item as principais características dos produtos/serviços da empresa, bem como os planos para o futuro (pesquisa e desenvolvimento) e as formas como a empresa posicionará seu produto frente aos concorrentes (atualização, formas de produção, recursos etc):
  • Finalidade do produto;
  • Formas de produção;
  • Recursos utilizados para produção;
  • Tecnologia utilizada na produção (atualização da empresa);
  • Plano para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos/serviços;
  • Demais informações afins.
3ª etapa: Definição do mercado de atuação

Clientes
Para a realização deste passo é necessário que a empresa defina os seguintes pontos:
  • Quem são os clientes ou grupos de clientes que ela pretende atender?
  • Quais são as principais necessidades destes clientes?
  • Como o seu produto/serviço poderá satisfazer tais necessidades?
É de fundamental importância que o empreendedor saiba quem é o seu cliente, quais são as suas necessidades e anseios quando da busca pelo produto/serviço que vai oferecer. O processo de definição dos clientes em potencial deve ser focado na definição de quem será o usuário final deste produto/serviço, aquele que lidará diretamente com o que o empreendedor quer comercializar. Caso este ponto não seja analisado corretamente poderá gerar uma rejeição por parte dos clientes e/ou dificuldades no manuseio do produto.
É preciso saber, também, o que influencia os clientes na hora da compra, aspectos como preço, qualidade, embalagem, atendimento etc, são pontos críticos a serem pesquisados.

 Werner Kugelmeier, consultor empresarial 
Gustavo Periard, Administrador

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