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domingo, fevereiro 28

Coca-Cola abre seu Programa de Trainee 2010

Grupo Femsa, que atua nas áreas de bebidas, logística, embalagens e comércio, considerado a maior engarrafadora da Coca-Cola no mundo, seleciona para vagas de trainee.
O Programa de Trainee da Coca Cola está estruturado para 18 meses, incluindo programa de integração, treinamentos técnicos e de competências, job rotation de aproximadamente 6 meses em até 2 das seguintes áreas:  Recursos HumanosFinanças, Planejamento Estratégico, Marketing, Comercial, Industrial e Logística
Ao final do programa, o trainee apresentará um projeto de alto impacto para o negócio.
A empresa oferece assistência médica, programa de participação nos resultados, deguro de vida, ticket-restaurante ou restaurante no local, ticket-alimentação, vale-transporte, convênio farmácia e cooperativa de crédito.
O processo seletivo inclui as etapas de inscrições e realização de testes (inglês e raciocínio lógico), dinâmica de grupo, entrevistas individuais, painel e contratação. O início do programa está previsto para abril de 2010.

As vagas são para São Paulo, Jundiaí (SP), Belo Horizonte (MG) e Campo Grande (MS).

Conheça mais sobre o PROGRAMA TRAINEE COCA-COLA.

Há também um QUIZ para que conhecer um pouco mais sobre a Coca-Cola  Brasil.
 

quinta-feira, fevereiro 25

CFA quer elevar em 110% a anuidade de seus associados

 
Não sendo suficiente a falta de projetos consistentes por parte de nossos CRAs, pra minha surpresa e espanto, vi escondido sob o título: "CFA marca presença no Conselhão" em matéria publicada no site do Conselho Federal de Administração (CFA), a pretensão de elevar o valor da anuidade em 110%, dos atuais R$ 237,00 para até R$ 500,00!
Em visita realizada ontem (24) a parlamentares em Brasília, representantes dos CRAs foram (não declaram quantos) defender o Projeto de Lei nº 6.463/2009, que dentre outras ordenações, estipula:
Art. 5o  A anuidades cobradas pelo conselho serão no valor de:
                          I - para pessoas naturais: até R$ 500,00; e
                       II - para pessoas jurídicas, o valor da contribuição da pessoa natural multiplicado por fator conforme o valor do capital social:
                         a) até R$ 50.000,00: uma vez;
                         b) acima de R$ 50.000,00 até R$ 200.000,00: duas vezes;
                         c) acima de R$ 200.000,00 até R$ 500.000,00: três vezes;
                         d) acima de R$ 500.000,00 até R$ 1.000.000,00: quatro;
                         e) acima de R$ 1.000.000,00 até R$ 2.000.000,00: cinco; e
                         f) acima de R$ 2.000.000,00: seis vezes.
§ 5o  Os profissionais de nível técnico inscritos em conselhos que congreguem também profissionais de nível superior pagarão R$ 250,00 pela anuidade.

Obs.: Valores reajustados pelo INPC (IBGE)."
 
Essa postura adotada pelo CFA comprova o que há muito tempo venho alertando: que nós, profissionais registrados, somos para nossos CRA origem de suas receita.  
Resumindo, caso esse Projeto torne-se Lei, só será coerente para o profissional manter  seu  registro quando obrigado a exercer formalmente a profissão, caso contrário é desvantajoso, uma vez que não há benefício ou prerrogativa alguma concedidos aos administradores de todo o país.  Eu pergunto: Onde está o PL pra restringir o exercício da função aos administradores que se qualificam pra isso com cursos de graduação, extensão e especialização?

A matéria publicada, na íntegra diz que:

"O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Roberto Carvalho Cardoso, e os Conselheiros Federais Efetivos do CFA participaram hoje, 24, de uma mobilização na Câmara Federal promovida pelo Fórum dos Conselhos de Fiscalização Profissional (Conselhão). O evento reuniu representantes de diversos Conselhos Federais e Regionais de todo o país.

Segundo o coordenador do Conselhão, José Augusto Viana Neto, a mobilização teve como objetivo solicitar apoio dos parlamentares para a aprovação do Projeto de Lei nº 6.463/2009, que fixa valores de anuidades para os Conselhos de Fiscalização Profissional. Com a medida, os profissionais esperam que o projeto seja transformado em lei ainda este ano.

Na oportunidade, os representantes dos 29 Conselhos profissionais presentes se dividiram por representações estaduais para entregar o documento para os deputados dos estados específicos. Já os presidentes dos Conselhos federais visitaram os líderes partidários.

Um dos parlamentares visitados foi o Deputado Federal Sandro Mabel, líder do PR na Câmara dos Deputados. Ele recebeu o documento com as manifestações do Conselhão das mãos do presidente do CFA. O deputado ouviu as reivindicações e prometeu apoiar o projeto de lei.

Em seguida, o presidente visitou o gabinete da Deputada Vanessa Grazziotin (PC do B-AM). Líder do partido na Câmara, ela prometeu que irá solicitar um ofício com pedido de prioridade para que o projeto de lei seja analisado com rapidez na Comissão de Trabalho. “Levantamos a mesma bandeira. Por isso, podem contar com o nosso apoio”, disse a parlamentar.

O Deputado Jovair Arantes, líder do PTB na Câmara, também foi um dos parlamentares a receber o Conselhão.“A Comissão de Trabalho será definida hoje e, depois disso, iremos trabalhar o assunto com prioridade”, prometeu. Além dele, receberam o manifesto os Deputados Cleber Verde, líder do PRB; o Senador Papaleo Paes (PSDB-AP); e Eudes Xavier (PT-CE), relator do Projeto de Lei nº 6.463/2009. “Estou com vocês nessa luta desde o início. Podem continuar contando com meu apoio”, enfatizou o deputado.

A visita foi encerrada no gabinete da Senadora Ideli Salvati (PT-SC). Ela foi a responsável por enviar o PL para a Casa Civil, o que adiantou o andamento do processo . Porém, ela ressaltou a importância do projeto sair da Câmara já com o texto finalizado e com as adequações pleiteadas pelos conselhos. “Se o PL chegar pronto no Senado, a aprovação será mais ágil”, comentou.

O presidente do CFA acredita que, com a aprovação desse Projeto de Lei, os Conselhos sairão fortalecidos para defender os interesses e prerrogativas das suas respectivas categorias. “Com a regulamentação da cobrança das anuidades as incertezas jurídicas deixarão de existir”, diz."

Mas tem algo em que o Conselho é eficiente: fazer lobby homenageando  parlamentares, como fez o CRA-CE ao premiar no ano passado o tucano e empresário Tasso Jereissati.

segunda-feira, fevereiro 22

Fórum HSM de Gestão e Liderança 2010


Acontecerá nos dias 06 e 07 de abril, no Hotel Transamérica em São Paulo, o Fórum HSM de Gestão e Liderança 2010.
O evento contará com a presença de renomados palestrantes de diversas áreas, do Brasil e do Exterior, dentre os nomes destaque para Ram Charan.

Agenda

06.04.2010
09h às 10h30  ROSABETH MOSS KANTER - Sessão 1
10h30 às 11h  Coffee Break
11h às 12h30  ROSABETH MOSS KANTER - Sessão 2
12h30 às 14h  Almoço
14h às 15h30  ANDREW P. MCaFEE
15h30 às 16h  Coffee Break
16h às 17h30  NOEL TICHY

07.04.2010
09h às 10h30  MÁRIO SÉRGIO CORTELLA
10h30 às 11h  Coffee Break€
11h às 12h30  PAINEL DE CEOs
12h30 às 14h  Almoço
14h às 15h30  RAM CHARAN - Sessão 1
15h30 às 16h  Coffee Break
16h às 17h30  RAM CHARAN - Sessão 2


INSCRIÇÕES
Nos valores, que variam de R$ 2.329,00 (single) a R$ 18.840,00 (corporate)  - promocionais até o dia 01/03/2010, estão inclusos:

• Material de apoio
• Almoço no local do evento
• Certificado de participação
• Tradução simultânea: Inglês/Português/Inglês
• Estacionamento
Mais informações:
• Telefone (11) 4689 6666
• Site hsm.com.br
• Mais informações: eventos@hsm.com.br

Dicas de sites para complementar o aprendizado

Manter-se atualizado e bem informado são diferenciais pra um bom desempenho profissional e reconhecimento no concorrido mercado de trabalho, a tecnologia é nossa maior aliada. Pra ajudar nessa tarefa, seguem dicas de sites que facilitam e complemetam o aprendizado:


O Mindmeister permite salvar e compartilhar notas e arquivos de organização pessoal.

 O Google Docs ajuda nas tarefas do mundo acadêmico: criar e editar textos, planilhas e apresentações. A vantagem é poder acessá-los de qualquer local e a edição é permitida por mais de um usuário.
 
Para pesquisas, uma referência é a Wikipédia - enciclopédia livre que tem mais de 500 mil artigos em português disponíveis para consulta.

 O Yahoo! Respostas, é uma rede colaborativa onde os usuários recebem pontos. 

O iTalki é uma rede social para estudantes interessados em aprender novas línguas pela internet. Nele, você pode encontrar professores on-line e pagar por aulas, ou aprender outro idioma com outros usuários do site e utilizando ferramentas gratuitas.

Para quem prefere aprender sozinho com exercícios e arquivos de áudio, uma opção é o site da BBC, que oferece diversas tarefas.

O Domínio Público é um site do governo federal que oferece mais de mil livros gratuitos.

O Biblioteca Uol possui uma vasta seleção do que está disponível para leitura na rede. Tem uma lista de dicionários on-line, guia de jornais e revistas e reforma ortográfica.
 

Como Elaborar um Plano de Negócios


A principal causa da mortalidade das empresas em fase inicial de desenvolvimento tem sido apontada como sendo o mau planejamento ou a ausência de um. 80% das micro e pequenas empresas quebram até o segundo ano, informa uma pesquisa do SEBRAE.
Portanto, o Plano de Negócios (PN) pode ser considerado a principal ferramenta do Gestor Empreendedor. 
PN pode ser definido como um “documento que estrutura as principais idéias e opções que o empreendedor analisará para avaliar a viabilidade da empresa a ser criada”.
Trata-se de prever como a empresa poderá crescer, em quais mercados, com quais produtos, com qual estrutura e com quais recursos.

Um PN costuma ser utilizado para as seguintes finalidades:
    •Testar a vibilidade da idéia de um negócio; 
    Orientar estratégia e operações de um negócio existente; 
    •Atrair recursos financeiros; 
    •Desenvolver a equipe de gestão.
Sobre o Negócio: qual é o negócio, quais produtos e/ou serviços serão oferecidos, para quem, quais as razões que levam a crer que serão procurados, por que as pessoas pagarão por esse serviço ou produto, quais são as oportunidades a explorar e qual o ponto de chegada dentro de 3 a 5 anos? 

Sobre a Gestão: quem vai gerenciar o negócio, que competência e experiência essa(s) pessoa(s) têm, de quantos colaboradores com quais qualificações precisará, quais suas atividades e remuneração e qual será a estrutura organizacional? 

Sobre o Mercado: quantos ou quem são os clientes potenciais, onde eles estão, como você os atrairá, por que eles escolherão você e não o concorrente, quem serão seus parceiros e fornecedores, quem são os concorrentes, quais os fatores do sucesso atual destes concorrentes, qual o seu diferencial competitivo, qual o seu nicho, qual a sua delimitação geográfica, como você vai promover e divulgar seu negócio e como vai distribuir seu produto? 

Sobre as Finanças: fontes do capital, projeção de faturamento, investimentos e despesas para os 2 primeiros anos (trimestral), projeção de fluxo de caixa mensal para o primeiro ano, volume de negócios necessário para alcançar o ponto de equilíbrio ou o resultado operacional positivo, em quanto tempo você espera alcançá-lo, quais as condições para começar a vender e a faturar, quando você espera alcançá-las, valor do capital imobilizado em instalações e equipamentos, lista de fontes financeiras potenciais e garantias de empréstimo?

Mapas: estado atual, cronograma previsto, dificuldades esperadas, suas soluções propostas. 

A dificuldade principal é conseqüência da natureza dos planos de negócio: eles tratam de idéias ainda não realizadas, não podendo, assim, se basear em históricos ou em estatísticas. A solução é obter dados de organizações semelhantes, ou extrapolar a partir de outros dados, onde o desafio é fazer isso de maneira consistente, objetiva e, principalmente, convincente.

1ª etapa: Resumo Executivo

O Resumo Executivo é considerado por muitos a principal parte de um plano de negócios. Neste início será mostrado ao leitor exatamente o que será tratado no plano. Esta seção do documento pode ser utilizada para diversos fins, como: solicitar financiamentos, capital de risco, investimentos governamentais bem como apresentar a empresa para possíveis parceiros e clientes. Por este motivo, é importante ressaltar as perspectivas futuras para a empresa/negócio, as oportunidades identificadas, como o empreendedor irá alcançá-las etc.
Em linhas gerais, este resumo executivo deve conter:
  1. Descrição breve sobre a empresa/negócio,
  2. A história e a motivação para criação da empresa/negócio,
  3. Área de atuação, mercado potencial;
  4. Características únicas (diferencial) do produto/serviço;
  5. Foco e missão.
É recomendável que este ponto do plano de negócios tenha até 2 páginas, com o conteúdo sendo apresentado de forma clara e objetiva, sem muitos detalhes. Faz-se necessário ressaltar, também, que o resumo executivo deve ser o último ponto a se considerar no plano de negócios, uma vez que ele precisará de outras informações contidas no decorrer do documento.

2ª etapa: Definição do Produto/Serviço 

Deve-se relacionar neste item as principais características dos produtos/serviços da empresa, bem como os planos para o futuro (pesquisa e desenvolvimento) e as formas como a empresa posicionará seu produto frente aos concorrentes (atualização, formas de produção, recursos etc):
  • Finalidade do produto;
  • Formas de produção;
  • Recursos utilizados para produção;
  • Tecnologia utilizada na produção (atualização da empresa);
  • Plano para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos/serviços;
  • Demais informações afins.
3ª etapa: Definição do mercado de atuação

Clientes
Para a realização deste passo é necessário que a empresa defina os seguintes pontos:
  • Quem são os clientes ou grupos de clientes que ela pretende atender?
  • Quais são as principais necessidades destes clientes?
  • Como o seu produto/serviço poderá satisfazer tais necessidades?
É de fundamental importância que o empreendedor saiba quem é o seu cliente, quais são as suas necessidades e anseios quando da busca pelo produto/serviço que vai oferecer. O processo de definição dos clientes em potencial deve ser focado na definição de quem será o usuário final deste produto/serviço, aquele que lidará diretamente com o que o empreendedor quer comercializar. Caso este ponto não seja analisado corretamente poderá gerar uma rejeição por parte dos clientes e/ou dificuldades no manuseio do produto.
É preciso saber, também, o que influencia os clientes na hora da compra, aspectos como preço, qualidade, embalagem, atendimento etc, são pontos críticos a serem pesquisados.

 Werner Kugelmeier, consultor empresarial 
Gustavo Periard, Administrador

domingo, fevereiro 21

Programa Trainee 2010 - INDG



O INDG – Instituto de Desenvolvimento Gerencial, empresa de consultoria em gestão empresarial, está recebendo inscrições para seu Programa de Trainee 2010.

A duração do programa é de dois anos e oferece plano de carreira. Os benefícios oferecidos incluem salário compatível com o mercado, plano de saúde, seguro de vida, vale refeição, vale transporte e reembolso de despesas de viagem.

Os pré requisitos para participar do processo seletivo e concorrer as vagas é ter concluído a graduação entre dezembro/2007 e dezembro/2009 em um dos seguintes cursos:  Administração de Empresas, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Engenharias e Estatística.

Serão avaliados também: elevado rendimento acadêmico, Inglês ou Espanhol avançado, bons conhecimentos em informática, ter disponibilidade total para viagens e ter disponibilidade de residir em Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) ou Rio de Janeiro (RJ).

As inscrições são on-line e podem ser feitas até o dia
21 de fevereiro. Entre as etapas do processo seletivo estão: análise quantitativa e qualitativa dos currículos; teste on-line; dinâmica – presencia e entrevistas e teste oral de inglês ou espanhol – presencial.


sábado, fevereiro 20

Palestra sobre Redes Sociais

Palestra discutirá os principais erros cometidos nas redes sociais

Leis e condutas nas redes sociais são definidas sem consenso, defende Mario Faria, na palestra 
 'Os 7 Pecados Capitais das Redes Sociais'.

No dia 24 de fevereiro, o diretor de vendas e negócios da Accenture e professor da BSP, Mario Faria, ministra a palestra "Os 7 Pecados Capitais das Redes Sociais" na  Business School São Paulo às 19h30, na capital paulista.

Durante o evento o profissional explicará como as leis e regras de conduta nas redes sociais ainda estão sendo escritas e definidas sem um consenso geral.

Palestra “Os 7 Pecados Capitais das Redes Sociais”
24 de fevereiro / 19h30
Rua Jaceru, 247 - 8º andar (Região da Berrini)
 

sexta-feira, fevereiro 19

Ministério dos Transportes - concurso para 170 vagas


O Ministério dos Transportes abre nesta sexta-feira (19) as inscrições para 170 vagas em diversas cidades brasileiras – 5% das vagas serão reservadas a deficientes. São 70 postos para o cargo de agente administrativo, que exige nível médio, e 100 para o cargo de analista técnico administrativo, que pede nível superior. Os salários variam de R$ 2.067,30 a R$ 2643,28 para jornada de 40 horas semanais.

O edital foi publicado nesta sexta no Diário Oficial da União.

Os candidatos trabalharão nas unidades administrativas do Ministério dos Transportes em Brasília (DF), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Salvador (BA), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Florianópolis (SC), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Paranaguá (PR), Santos (SP), Manaus (AM), Recife (PE), Itajai (SC) e Vitória (ES), de acordo com a vaga concorrida.

As inscrições devem ser feitas das 9h de 19 de fevereiro às 23h59 de 8 de março pelo site  do Instituto Cetro
A taxa é de R$ 35 para agente e de R$ 45 para analista. 

Os candidatos serão submetidos a provas objetivas, que devem ser realizadas no dia 18 de abril. Os candidatos para o cargo de agente farão prova pela manhã e, para analista, as provas serão realizadas à tarde. 
 

Expo Estude no Exterior

 
Passado o Carnaval o ano de fato começa para os estudantes de todo o País. Recomeça a preparação para os programas de trainees e estágios e a revisão de tudo o que deve ser feito para chegar lá.
Em vista disso, temos uma dica interessante para quem quer estar mais afiado em língua estrangeira e, por que não, em conhecimentos gerais, ou mesmo pensa em ter uma vivência internacional antes de terminar a faculdade.
A Expo Estude no Exterior, organizada pelo site estudenoexterior.com, é uma grande feira de intercâmbio no Brasil, que recebe instituições de renome de diversos países oferecendo programas de viagens.
Além de ter acesso às instituições e seus programas, os participantes poderão assistir, durante a EXPO, a vários seminários, cada um com duração de 30 minutos e ministrados pelos diretores das instituições presentes.
A Expo Estude no Exterior acontece nas seguintes cidades e datas:
  • Rio de Janeiro – 10 e 11 de Março
  • São Paulo – 13 e 14 de Março
  • Brasília – 16 de Março
  • Belo Horizonte – 18 de Março
A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo endereço. As Inscrições são limitadas.

ICTS - Novos Talentos 2010


A ICTS, empresa de consultoria e serviços em gestão de riscos de negócios, acaba de abrir seu Programa de Novos Talentos 2010.
 
São sete vagas em aberto para atuar na área de Gerenciamento de Riscos. A empresa oferece como benefícios assistência médica, seguro de vida, vale refeição, vale transporte e PLR.

Para participar é preciso estar formado nos cursos de Administração, Economia ou Engenharia e ter inglês intermediário.

Os aprovados irão trabalhar em São Paulo, mas deverão ter disponibilidade para viagens por todo o Brasil e exterior.

O processo seletivo é composto por testes on-line, dinâmica de grupo, painel, entrevista com gestor e teste voltado para questões éticas e de integridade.

 As inscrições podem ser realizadas até 14/03/2010.

O início das atividades está previsto para maio de 2010.


Palestra sobre teste ANPAD



No próximo sábado (20/02) será ministrada palestra sobre mestrado e doutorado em Administração (teste ANPAD). 

Local: Central de Ensino
Rua Professor Rubião Meira, 31 - próx. à estação Sumaré do metrô.
Horário: das 9h às 12h.

Serão esclarecidas dúvidas sobre os processos seletivos, valores, inscrições, instituições mais procuradas, projetos, mestrado profissional e etc.

Para se inscrever responda basta enviar e-mail com Nome completo, CPF e telefone para contato.

Tel. 3063-4019 

INCRA - Previsão de Concurso - 550 vagas

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) realizará em breve concurso público.
Serão oferecidas 550 vagas. Para o nível médio estão previstas vagas para o cargo de Técnico em Reforma e Desenvolvimento Agrário (70) (nível médio/técnico).  E para o nível superior serão preenchidos os cargos de Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário (250), Analista Administrativo(150), Engenheiro Agrônomo (80). A remuneração varia de R$ 2.145,45 a R$ 4.138,56.

Apesar de organizadora ainda não foi escohida, a  publicação do edital está prevista para o próximo mês.

O concurso anterior foi realizado em 2005 pela organizadora NCE/UFRJ e ofereceu 1.045 vagas. Havia questões de Português, Matemática, Informática, Legislação Agrária e Desenvolvimento, Direito Constitucional, entre outras.

Os candidatos interessados em se inscrever devem iniciar os estudos desde já para conseguir uma boa classificação. 

quinta-feira, fevereiro 18

Programa Trainee - Grupo São Martinho

O Grupo São Martinho, um dos maiores grupos sucroenergéticos do Brasil, emprega cerca de 8.000 colaboradores e, na safra 2009/10, processou 12,9 milhões de toneladas de cana de açúcar, produzindo 702 mil toneladas de açúcar, 594 milhões de litros de etanol e 58 mil Mwh de energia elétrica nas unidades: São Martinho (Pradópolis/SP), Iracema (Iracemápolis/SP) e Boa Vista (Quirinópolis/GO). Possui, também, uma unidade voltada à biotecnologia, a Omtek (Iracemapólis/SP). 

As vagas serão distribuídas entre as unidades de São Paulo e Goiás.

Área Administrativa

Cursos: Ciências Contábeis, Economia, Administração de Empresas, Direito ou Engenharia de Produção ou de Materiais.

Para mais detalhes acesse: Grupo São Martinho

Programa de Bolsas Fundação Carolina 2010/2011


Fundada em outubro de 2000 por iniciativa do governo espanhol, a Fundação Carolina promove as relações cultural, educacional e científica entre Espanha e a Comunidade Ibero-Americano. Americana de Nações e com outros países, com especial fronteiras históricas, culturais ou geográficas. 
É regida pela participação conjunta de agentes públicos e privados no financiamento educacional. 
Seu principal papel é catalisar recursos do governo e dos agentes descentralizados como corporações, instituições acadêmicas centros de pesquisa ou ONG. 
Para atingir seus fins, desenvolve quatro programas: 
Programa de Formação: visa facilitar e promover a formação complementar dos licenciados universitária e da especialização e de reciclagem de pós-graduados, professores, pesquisadores e profissionais da América Latina. O programa de treinamento é organizado através de três modalidades: Bolsas de Pós-Graduação Bolsas de Doutoramento e Bolsas de Curta Duração e Permanente de Treinamento e Pesquisa. 
Programa de Treinamento: visa facilitar e promover a formação complementar dos formandos e da especialização e actualização de conhecimentos dos professores de pós-graduação pesquisadores e profissionais da América Latina. O programa de treinamento é organizado através de três modalidades: bolsas de pós-graduação, bolsas de estudo e pesquisa de doutorado de curto e Bolsas de Estudo e Aprendizagem ao Longo da Vida. 
A iniciativa, criada pelo governo espanhol, se divide em quatro modalidades de bolsas: pós-graduação, doutorado, pós-doutorado e bolsas de curta duração, formação permanente e bolsas institucionais. As inscrições para o ano acadêmico 2010-2011 já estão abertas.

A Fundação está oferecendo auxílio financeiro para que jovens graduados de países ibero-americanos realizem cursos de pós-graduação na Espanha. Nesta edição, são oferecidas 1.645 bolsas. Destas, 1.092 são para estudos de pós-graduação, 248 para doutorado ou pesquisas de curta duração e 252 para a formação permanente.

Esta última modalidade é direcionada, exclusivamente, a profissionais latino-americanos e espanhóis. Além disso, há 53 oportunidades de bolsas institucionais, que se voltam ao financiamento dos estudos de docentes em universidades espanhola

As inscrições vão até o dia 1 de março, através do site da instituição:

terça-feira, fevereiro 16

Jogos Olímpicos de Inverno

Com o calor escaldante da cidade maravilhosa, só saindo nos blocos e muita hidratação pra aliviar a sensação de estar sendo cozida lentamente.
Mas como sou globalizada, procuro acompanhar o que acontece no resto do mundo além do Carnaval.
Esporte também acontece nessa época - ainda bem, porque já não aguento ouvir rebolation (so-co-rro!!!). E como a grana tá curta pra ir pra uma praia mega, resolvi assistir competições de Vancouver.
Me chamou atenção na patinação artística que as medalhas de ouro e prata foram abocanhadas pela China, mais que merecido. As duplas chinesas foram simplesmente impecáveis e arrebatadoras.

Interessante saber que o investimento em seu Capital Humano tem dado excelentes frutos à China, não apenas no esporte, mas na economia, indústria. Bem se nossa república de bananas quiser realmente ser o "b" do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) é melhor começar a se mexer, senão...

Os chineses servem de exemplo. Nós temos nossas qualidades: sabemos fazer música, pintar, construir e exportar commodities. Mas não é o bastante pra sermos o país do futuro...
Pra ter uma idéia de como foi a impressionante
apresentação final ao som de Bach, segue link.





Parabéns à China e aos chineses, claro.