Share |

terça-feira, março 30

Cientistas criam mini Big Bang


O maior e mais caro experimento científico de todos os tempos consumiu décadas de pesquisa e US$ 8 bilhões, "abre portas para uma nova fase da física moderna, pois permitirá dar respostas a diversas incógnitas do Universo e da matéria'', segundo os cientistas do CERN.segundo o diretor-geral, Rolf Heure.



Após 20 anos de pesquisa, hoje em Genebra, cientistas recriaram uma situação similar ao primeiro trilionésimo de segundo do Universo, posterior ao 'Big Bang' - "A Grande Explosão", o início do Universo há nada menos que 13,7 bilhões de anos.  

Esse acontecimento histórico aconteceu por volta das :00h (horário de Brasília) no CERN http://public.web.cern.ch/public/ Organização Européia de Pesquisa Nuclear, fundada em 1954. Através da colisão de feixes de prótons no LHC - Large Hadron Collider (Grande Colisor de Hádrons), um gigantesco acelerador de partículas subterrâneo de cerca de 27 km de extensão, localizado a 100 metros de profundidade na fronteira entre Suíca e França.
Aceleraram à velocidade da luz (300.000km/seg)um feixe de prótons a 3,5 trilhões de eletronvolts (TeV), a maior energia já obtida até agora, mas a intenção da equipe de pesquisadores é atingir a marca de .

"Esta experiência abre um horizonte para obtermos novos conhecimentos do Universo e dos microcosmos, porém isso não será imediato"

A pesquisa contou com a colaboração do brazuca cientista Mario Novello, doutor em física e coordenador do Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica (ICRA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude a construir esse blog.
Faça seu comentário.