Share |

sábado, agosto 28

Lançamento do Programa de Qualificação para 2014

 O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou nesta sexta-feira (27), no Rio de Janeiro, o Plano Setorial de Qualificação (Planseq) da Copa do Mundo, que pretende qualificar 150 mil trabalhadores até 2014 para a demanda do evento. Os cursos de qualificação, gratuitos, serão voltados para os setores como turismo e transporte.
Entre as modalidades está a de baiana do acarajé.


Os Planseqs fazem parte do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), criado em 2003. A demanda por qualificação é identificada com foco em setores econômicos, oportunidades concretas de geração de trabalho e renda, e em populações vulneráveis, a partir de iniciativas governamentais, sindicais, empresariais ou sociais. Os cursos contribuem para o aumento da possibilidade de obtenção de emprego e trabalho; da inclusão social; da redução da pobreza; do combate à discriminação; entre outros. 

Desde sua criação, o PNQ já qualificou mais de 800 mil trabalhadores e tem a expectativa de, até 2011, ter beneficiado cerca de 1,5 milhão de pessoas. Desde 2003, já foram investidos R$ 600 milhões em cursos de qualificação, com recursos do FAT. Do total de trabalhadores qualificados, mais de 80% foram encaminhados para o mercado de trabalho.

De acordo com o MTE, o investimento para plano, de R$ 124,3 milhões, é proveniente do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Serão 25 cursos em áreas como bilheteiro de metrô e de trem, cobrador de ônibus, frentista, motorista de ambulância, de ônibus urbano e de táxi, camareiro, cozinheiro, garçom, guia de turismo, manobrista, mensageiro, telefonista, recepcionista, artesão, vendedor ambulante, baiana do acarajé e empreendedor individual, entre outros.

O Planseq Copa do Mundo será executado nas 12 cidades-sede do mundial de futebol, que são o Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife e Salvador. As cidades localizadas no entorno das sedes também serão beneficiadas, informou o ministério.

Ainda segundo o ministério, os interessados deverão fazer as inscrições por meio das entidades que executarão os cursos. As entidades, porém, ainda não foram definidas. Primeiro o MTE deverá lançar as chamadas públicas para o cadastro das entidade interessadas e, posteriomente, haverá a divulgação de quem realizará os cursos e as formas de inscrição. Ainda não há prazo para o lançamento das chamadas públicas, disse o ministério.

De acordo com o MTE, o ministro Carlos Lupi ressaltou, no lançamento do plano, a importância para o Brasil ter profissionais de serviços e atendimento direto ao público bem preparados para atender os turistas, citando que mais de 1,5 bilhão de pessoas assistiram a última Copa.

Além da Copa do Mundo, o Brasil se prepara também para as Olimpíadas de 2016 e a Copa das Confederações em 2013, disse o MTE.
Fonte: MTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude a construir esse blog.
Faça seu comentário.