A  utilização do blog pelas empresas está tornando-se um diferencial  competitivo num mercado em que a concorrência investe em tecnologia e em  pesquisa em desenvolvimento para buscar a inovação. Poucas empresas já  despontaram nesta empreitada e estão dispostas a interagir com seus  públicos (interno e externo) para poder ouvir as sugestões e melhorarem  seus processos.
O Brasil é o quarto país onde as  pessoas mais lêem blogs, há 80% de penetração de redes sociais entre  internautas de qualquer idade e já foram registrados mais de 50 milhões  de twitters, o potencial deste tipo de canal interativo é grande.
  Das 500 melhores empresas da revista americana Fortune a  maioria possui blogs. Constam nesta lista: Amazon (http://aws.typepad.com/);GE (http://www.grcblog.com/);Nike (http://blog.nikebasketball.com/);Google (http://googleblog.blogspot.com/)  e muitas outras. 
Um blog  corporativo é publicado por uma organização que queira atingir seus  objetivos e metas. Em relação à comunicação externa os potenciais  benefícios incluem o fortalecimento do relacionamento com importantes  públicos-alvo. Quanto à comunicação interna, os blogs são geralmente uma  ferramenta que serve para a colaboração e a gestão do conhecimento. 
Como  ferramenta de comunicação com o público interno e externo da empresa, os  blogs têm demostrado ser uma forma de interação com estes públicos e  para as organizações que saíram na frente, os resultados obtidos com o  retorno da opinião do público parecem ser bastante favoráveis. 
Estes  blogs, segundo Cipriani, proporcionam “um poder de comunicação bidirecional instantâneo”.  Por ser um canal de comunicação veloz nas interações e com maior valor  agregado, Cipriani diz que o blog corporativo: 
- É fácil de fazer e manter; 
- Custa pouco; 
- Possui navegação intuitiva e simples;  
- Abre espaço para comentários; 
- Disponibliza a troca de links; 
- É personalizado; 
- Faz parte de um nicho e é  especialista; 
- Demonstra o conhecimento da sua empresa e 
- Permite a criação de uma comunidade. 
O  boca-a-boca foi amplificado na internet, e se tornou mais confiável. Se  um dia foi resultado de marketing, agora é espontâneo via redes através  de difusores da marca. Uma das maneiras de conquistar este tipo de  internauta é oferecendo conteúdos relevantes, muitas vezes criados  coletivamente e realizando promoções de envolvimento e não simplesmente  inserindo banners. Ele cita o caso da Pedigree, que realizou uma  campanha de adoção pelas redes sociais, criando três personagens caninos  – representando três cães reais abandonados – com alta interação com as  pessoas e potencial de viralização, em reforço a uma ação publicitária  tradicional.
http://www.deloitte.com/assets/Dcom-Brazil/Local%20Assets/Documents/Estudos%20e%20pesquisas/Relatorio_MidiasSociais.pdf 
A  prestação de serviços é o ponto central da estratégia, porque o  consumidor está cada vez mais exigente com a qualidade nos meios  digitais,  além da preocupação com funcionalidade, usabilidade e performance.  Fatores decisivos para o sucesso na criação de uma  experiência positiva na relação do consumidor com a marca”. 
Alguns blogs corporativos de empresas  nacionais:
    * Ambev - http://www.skolbeats.com.br/blog/
    * Banco ABN Real - http://real.updateordie.com/
    * Brastemp - http://youblogladob.wordpress.com/
    * Carrefour - http://www.euusoacuca.com.br/
    * Claro - http://www.claroblog.com.br/
    * Coca Cola - http://www.kuat.com.br/blojsom/blog/kuat/
    * Embrapa - http://blog.cnpat.embrapa.br/
    * Google Brasil - http://googlebrasilblog.blogspot.com/
    * Intel - http://blogs.intel.com/brasildigital/
    * LG Brasil - http://bloglge.com.br/
    * Locaweb - http://blog.locaweb.com.br/
    * Mastercard - http://bloglog.globo.com/naotempreco/
    * Microsoft - http://www.comunidadeoffice.com.br/
    * Natura - http://www.blogconsultoria.natura.net/
    * Nike - http://blog.nikefutebol.com/
    * Petrobrás - http://www.blogspetrobras.com.br/
    * SAP - http://www.sap.com.br/blog/   
    * Sun Microsystems - http://blogs.sun.com/TAI/
    * Tecnisa - http://www.blogtecnisa.com.br/
    * Vale - http://www.vale.com/descobridores/
    * Vivo - http://www.vivoblog.com.br/
    * Wal-Mart - http://www.mundowalmart.com.br/
Mídias  sociais estão se tornando importantes instrumentos estratégicos para as  empresas de todos os portes e setores da economia, e adquirindo um papel  importante na construção da imagem corporativa.  Clientes  conectados  ganharam mais poder de barganha e agora tomam  decisões que incidem na reputação dos fornecedores, influenciando e  sendo influenciados por outras pessoas que trafegam no meio online. 
Empresas de todos os portes já marcam  presença em diversas mídias digitais, que potencializam a produtividade  interna, proporcionando a  motivação de equipes e também a melhoria no relacionamento operacional  com  fornecedores, franqueados e outros parceiros de negócio.
Principalmente  em empresas globais, a  comunicação corporativa deixou  de ser o departamento que produz os jornais internos. Trata-se, agora,  do compartilhamento dos objetivos estratégicos por entre todas as  células do organograma.  
Wiki – construção coletiva de conteúdo, hipertexto, aprendizagem coletiva e corporativa, gerência de projetos. Leia mais sobre o assunto em webinsider.
Linked in – relacionamento, networking, fomação de rede, reputação digital.
Yammer – "Twitter corporativo" que tem o objetivo de atender ao público profissional. Com ele a empresa pode criar grupos de usuários para que estes possam trocar informações entre si.
You Tube - influencia canais de TV ao ter quebrado a estética da perfeição ao popularizar vídeos caseiros.
Drknow – uma espécie de orkut corporativo, relacionamento, qualificação de fornecedores, reputação corporativa, mapeamento de redes informais, visibilidade profissional.
A capacidade de mensuração das mídias digitais proporciona criar uma nova inteligência analítica. Neste cenário torna-se imprescindível um novo pensamento estratégico para Internet, que seja eficiente e consistente com a estratégia global de sua empresa. Aliado a isso, as novas tecnologias - Mobile banners, SMS broadcast, TV móvel, publicidade em chip, fundos de tela, torpedos de voz, acelerados por modelos 3G (já são mais de três milhões de unidades no Brasil), são a grande promessa da comunicação. As operadoras possuem cadastros com número superior a 30 milhões de pessoas que já fizeram opt-in, ou seja, autorizaram a interface das empresas com seus aparelhos (“marketing da proximidade”).
"A idéia é dialogar para ouvir,  entender e agir."
Fontes: 





 

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