Os  universitários brasileiros consideram, como empresas dos sonhos para  trabalhar, companhias brasileiras. Essa é uma tendência tipicamente  nacional, e foi constatada pela consultoria norte-americana Universum,  que entrevista milhares de universitários no mundo uma vez por ano.  “Percebemos que as empresas internacionais ainda não conseguiram se  estabelecer plenamente no mercado de (disputa por) talentos no Brasil”,  diz o presidente da Universum, Michal Kalinowski. 
Os  rankings de preferência dos estudantes são divididos em cinco áreas:  negócios, engenharia, tecnologia da informação, ciências e  humanidades/artes/educação. Não existe uma lista comum a todos. Mas  mesmo com a divisão, dá para perceber quais são as tendências gerais. A  Petrobras foi a campeã nacional. “A força da atratividade da Petrobras é  um ótimo reconhecimento. Ser líder no mercado nem sempre é ser o  empregador ideal também”, afirma o presidente da Universum, Michal  Kalinowski.
A grande exceção é o Google, queridinho entre  os estudantes de TI e Humanas. Além de aparecer nas primeiras posições  em outras duas áreas. O Google é uma unanimidade mundial, de acordo com o  levantamento da Universum. A empresa é admirada por estudantes do mundo  todo. O ambiente informal, com tobogãs no lugar de escadas e doces  grátis, parece ter conquistado os jovens. Nos EUA, o Google é a empresa  número 1 entre os estudantes de negócios. Em 2009 e 2008, aparecia em  segundo lugar, atrás da Ernst & Young, que é britânica.
Em 2010, 25 países participaram da pesquisa, chamada de Empregador Ideal. Pela primeira vez, o Brasil foi um dos participantes. É o primeiro país sul-americano avaliado pela consultoria. Mais de 11 mil universitários brasileiros responderam questionários, entre fevereiro e abril deste ano, sobre suas expectativas em relação às empresas, e elegeram as preferidas.
Confira as 10 preferidas, no Brasil e  nos EUA, de acordo com a área de estudo dos universitários:
1) Google
2) Ernst & Young 
3) PricewaterhouseCoopers, LLP 
4) Deloitte 
5) Walt Disney Company 
6) KPMG LLP 
7) J.P.  Morgan 
8) Apple Computer 
9) Goldman Sachs 
10) Nike
1) Petrobras 
2) Google 
3) Unilever 
4) Vale 
5) Nestlé 
6) Ambev 
7)  Itaú Unibanco 
8) The Coca-Cola Company 
9) Banco  do Brasil 
10) Banco Bradesco 
Engenharia  
1) Petrobras 
2) Vale 
3) Google 
4) Construtora Norberto Odebrecht 
5) Embraer 
6) Microsoft 
7) Gerdau 
8) Fiat 
9) Eletrobras 
10) BMW 
Tecnologia da  Informação 
1) Google 
2) Microsoft 
3) IBM 
4) Intel 
5) Petrobras 
6) Dell 
7) Oracle 
8) Banco do Brasil 
9) Sony 
10) Hewlett-Packard 
Ciências  Naturais 
1) Petrobras 
2) Vale 
3) Bayer 
4) Nestlé 
5) Banco do Brasil 
6) Monsanto 
7) Google 
8) Unilever 
9) Microsoft 
10) Bunge Alimentos 
Humanidades/Artes/Educação  
1) Google 
2) Editora Abril 
3)  Petrobras 
4) Vale 
5) The Coca-Cola Company 
6) Unilever 
7) Nestlé 
8) Banco do Brasil 
9) Microsoft 
10) Adidas
Fonte: Época
Fonte: Época
 

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajude a construir esse blog.
Faça seu comentário.