Muitas pessoas ou empresas pensam que é  fácil emplacar uma campanha em mídias sociais. Talvez por pensar que  basta mandar scraps para todos os contatos no Orkut e ficar  esperando o lucro certo. Uma das dificuldades encontradas por muitos dos  que enveredam por esses campos é a mensuração das campanhas. Aqui, eu  enumero dez pontos que devem ser observados e que servem perfeitamente  para avaliar se sua campanha será ou não bem sucedida. 
 1.  Você tem campanhas e estratégias?
Muita gente pode dizer que isso nem é  tangível, mas você não chegará a lugar nenhum a menos que tenha definido  alguns processos que podem ser medidos. Muitas pessoas pensam que uma  campanha online se resume a ir lá, criar um perfil e esperar que as  coisas aconteçam. Ter um plano de ação bem estruturado é um bom começo e  mostra que você tem o entendimento básico dessas ferramentas e alguns  de seus componentes. É importante lembrar que esses planos não são  estáticos e requerem constante avaliação para que sejam sempre  eficientes.
2. Está sendo ouvido?
Nesta fase, ser ouvido significa receber  respostas. Quaisquer respostas. Alguns comentários ou seguidores devem  estar aparecendo (entenderam?). A qualidade disso não é importante  agora, já que você só está vendo se o “equipamento de transmissão” está  funcionando.
3. Recebe respostas?
Já que o “equipamento” funciona, é hora  de ver mais a fundo. Esta é a hora em que o teor das respostas importa;  se as pessoas só lêem e não comentam. Sua mídia não será muito social se  não é capaz de obter o engajamento das pessoas como você previu no  primeiro passo.
4. As respostas são úteis?
Receber um “obrigado” e “excelente  artigo”, além de massagear o ego confirmam que o que você está  transmitindo está no caminho certo, mas é melhor que os comentários  agreguem algum valor ao que está publicado. A discussão é uma das bases  das mídias sociais e o ajuda a saber em qual direção você deve seguir.  Serve como um termômetro para seu trabalho. Peça que comentem, faça  perguntas e encorage a discussão.
5. Os seguidores e/ou leitores tendem a aumentar?
Você deve ganhar mais interesse em seu  nicho através de direcionamento eficiente. Se isso não está acontecendo,  você está com a mira descalibrada e precisa de ajuste. Aliado a isso,  tenha a consciência de que você precisa de seguidores em seu nicho e não  pessoas aleatórias.
6. Seus seguidores espalham a palavra?
em grupos interessantes paralelos ao seu. Você pode  atingí-los com algumas simples mudanças de palavras-chave que podem  resultar em um grande aumento de audiência.
Em qualquer rede social, há pessoas com  quem conversar sobre qualquer assunto. São conhecidos como os experts em  determinado círculo de amizades. Você deve se tornar uma referência no  assunto que você escolher e saber quantas pessoas o identificam como  tal. As pessoas devem te reconhecer como uma fonte, uma referência; e  esse número deve aumentar com o tempo.
8. Que tipo de comentários negativos você recebe?
É fato: você receberá comentários  negativos. O que é mensurável é como você categoriza isso e classifica  de acordo com o uso que você fará em sua empreitada online. Se está  sendo classificado como um spammer, você obviamente deve repensar todo o  projeto ou estará fora do negócio. Isso é um caso extremo. Outros  comentários como falta de clareza, mensagem incompleta ou que você é  simplesmente alguém que repete o que os outros falam podem ajudar a  traçar novas estratégias e melhorar a forma como você comunica.  Comentários negativos podem ser o que você precisa para melhorar e  chegar no ponto certo. Você só precisa saber ouvir as críticas e  aprender com os próprios erros. No meio de tantos trolls, sempre haverão  pessoas com críticas construtivas para te ajudar.
9. A taxa de cliques está aumentando?
Se você veicula anúncios, é essencial  que você os monitore para saber como eles atingem os visitantes. Quando  eles clicam nos seus anúncios estão demonstrando interesse e podem  fornecer informação importante sobre o que você deve ou não veicular.  Seus anúncios podem até não pagar muito no fim do mês, mas são uma boa  fonte de informação para o seu marketing.
10. Qual é a qualidade da sua rede?
As pessoas conectadas a você ou que o seguem devem ter,  preferencialmente, este perfil:
- Eles devem ter uma boa rede de seguidores;
 - Devem ser pessoas bastante participativas;
 - Devem ser de um grupo relacionado ao seu;
 - Devem ser comunicativos.
 

 

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