As mídias sociais são um fenômeno consolidado no Brasil e no mundo, e  aos poucos as empresas estão se adaptando a esta realidade. Neste  processo os executivos se dividem, entre os ansiosos, que acham que a  empresa já devia ter feito seu perfil no Twitter e os conservadores, que  acreditam que as mídias sociais são arriscadas, sem controle, e,  portanto preferem ficar de fora.
O mundo das empresas sempre foi centrado na mídia, basicamente por  que a atenção do consumidor sempre esteve lá. Através das mídias a  empresa se comunicava com seus consumidores e seus stakeholders. Mas o  consumidor mudou.  A atenção do consumidor agora está centrada nas  pessoas. São consumidores falando com outros consumidores sobre suas  vidas e experiências, e também sobre as empresas e seus produtos. Para  isso eles escolheram as mídias sociais, por que ali conseguem se  relacionar com outros consumidores, que confiam e respeitam.
A empresa deve compreender uma realidade   incômoda: não é a empresa quem decide se vai ou não estar nas mídias  sociais, são seus consumidores que decidem se vão usá-las para falar da  empresa e de seus produtos. Assim, só cabe a empresa controlar o ímpeto  dos ansiosos, e sair do imobilismo dos conservadores, se concentrando em  planejar a comunicação empresarial nas mídias sociais. Para isso, é  importante primeiro entender as mídias sociais, e um fenômeno que está  associado a elas: a mudança da atenção do consumidor. 
O fenômeno das mídias sociais vai além da  simples mudança de foco do consumidor. Nelas, as pessoas são ao mesmo  tempo produtores e consumidores de informações, profissionais e  indivíduos, consumidores falando de produtos e colaboradores falando de  suas empresas e empregos. Esta pluralidade, além dos aspectos de  marketing e comunicação, levanta questões éticas em torno do papel das  pessoas enquanto colaboradores de uma organização.
Portanto, as empresas têm o desafio de planejar a comunicação  empresarial de forma integral, observando não só a mudança de foco do  consumidor, mas também a pluralidade de papéis que ele exerce neste  meio. A nova comunicação empresarial deve abranger as mídias sociais, e  todos os papéis que um indivíduo pode ocupar: Consumidor, Colaborador,  Gestor e Influenciador. 
É necessário ir além do discurso das mídias sociais como simples ferramenta  de marketing, e planejar a comunicação empresarial considerando quatro papéis: 
1. Gestão da comunicação empresarial: focada no  mercado e nos stakeholders, estabelecendo a presença da empresa nas  mídias sociais, com monitoramento, comunicação institucional e  gerenciamento de crises.
2. Gestão do marketing digital: Focada no  consumidor, estabelecendo o relacionamento da marca com seus  consumidores, criando fãs da marca, e um atendimento pessoal e  diferenciado.
3. Gestão da comunicação pessoal: Focada nos  colaboradores, nas questões éticas e de responsabilidade no trato com  suas redes sociais pessoais, treinando as pessoas para que entendam seu  papel nas mídias sociais, e sua capacidade de ajudar ou prejudicar a  marca.
4. Gestão do conhecimento: Focada na circulação das  informações e do conhecimento, mudando o paradigma da comunicação  interna, saindo do foco na gestão de TI e no e-mail, e abrindo caminho  para novas estratégias colaborativas, mais eficientes e inovadoras,  baseadas em mídias sociais corporativas internas.
Não há onde se esconder. Se a empresa não participar, ela será engolida  pelas mídias sociais e não terá como se defender. Além disso, não  participar significa também deixar de falar com milhões de consumidores,  sobre sua marca e seus produtos.
1.  Monitore tudo : Escute o que o  consumidor está falando nas mídias sociais. Monitore o que está  acontecendo e acompanhe as redes sociais. Existem inúmeras ferramentas  para isso.
2.   Se conheça melhor : Defina as suas  reais prioridades e o que mais importa para a sua empresa. Seja sincero  e pergunte o que a sua organização realmente valoriza. Esteja preparado  para expor isso para as mídias sociais.
3.    Seja social : Amplie seu  networking. Exponha-se. Participe. Não se esconda atrás da mesa. Use as  mídias sociais para ser social.
4.    Comande a festa : Faça com que o  site de sua empresa comande a conversa. Comece a falar e a liderar a  discussão sobre os fatos importantes do seu setor, através de blogs e da  participação nas mídias sociais.
5.    Seja multimídia : Converta todo o  material da sua empresa em versões para áudio, vídeo, imagem e texto, e  publique seu material em todos os meios possíveis, disponíveis nas  mídias sociais.
6.   Continue na mídia : Não abandone a  mídia convencional, ao contrário, foque seus esforços nos principais  veículos de mídia on-line do seu setor.
7.    Planeje : Planeje para uma crise.  Crie uma estratégia de mídias sociais que planeje sua empresa para se  comunicar, mas também para enfrentar uma eventual crise de comunicação e  imagem. Ela é inevitável, então esteja preparado e discuta o que fazer.
Livro: A Bíblia do Marketing Digital 
           CláudioTorres
           Ed. Novatec
Fontes: http://www.claudiotorres.com.br/2009/07/27/a-comunicacao-empresarial-e-as-midias-sociais
http://br.hsmglobal.com/notas/57725-quatro-papeis-da-comunicacao-empresarial-nas-midias-sociais
http://br.hsmglobal.com/notas/57725-quatro-papeis-da-comunicacao-empresarial-nas-midias-sociais

 

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajude a construir esse blog.
Faça seu comentário.